_laguna-chui-chui-11
Calama – Laguna Inca Coya
27/11/2016
@2malas - Helton Carneiro Photographer
Camping Paudimar – Foz do Iguaçu/PR
06/01/2017

Dicas – Camping na chuva

2malas.com.br

Oi Pessoal!

Vamos dividir com vocês o que aprendemos sobre acampar na chuva.

1) Antes de mais nada, verifique a previsão do tempo. Não cancele planos por conta da chuva, pode ser uma experiência e tanto, mas considere que acampar com tempo fechado pode ser bem mais complicado.

2) Antes de levantar acampamento, faça uma análise do solo onde pretende montar: precisa ser plano e se possível, mais alto. As depressões formam poças e você não vai querer sua barraca ilhada.

3) Investir em equipamentos de qualidade não significa necessariamente pagar mais, mas certamente vai tornar sua experiência mais agradável! Escolha marcas confiáveis de barraca, ou alguma boa indicação. Sua barraca precisa ser impermeável, ter a capa de cima cobrindo toda a extensão do quarto e ser bem ventilada. Se tiver uma janela de ventilação, melhor ainda.

4) Atenção na montagem da sua barraca!

  • a- muitas pessoas colocam uma lona por baixo da barraca. Eu acredito que se a barraca é boa, essa lona é desnecessária. Mas serve também para não sujar a parte inferior da barraca, e isolar a umidade que esfria o quarto, e alguns cuidados são necessário: não deixe a lona cobrir um espaço maior que o piso da barraca, pois na chuva isso pode formar uma piscina que não escoa água para a terra, e a chance de entrar água na barraca e grande.
  • b- a correta montagem garante a circulação de ar, então nada de deixar de prender os fiozinho laterais por preguiça! São eles que vão manter a barraca esticada para circular ar e impedir que haja condensação do lado de dentro, deixando a parte interna molhada.

5) Você também pode usar uma bela lona por cima, tanto para proteger a barraca como para criar um espaço seco de convivência. Uma lona grossa com ilhós é um ótimo investimento, mas você vai precisar de muito mais que só a lona, pois não pode simplesmente jogá-la por cima da barraca, senão compromete o respiro.

  • a- cordinhas de diversas espessuras e tamanhos;
  • b- elásticos com ganchos (que podem ser usados para prender a lona ou como varal)
  • c- cinta de catraca (que prende lona de caminhão) nós temos 4 de 4,5m e por enquanto é suficiente. Cada uma delas aguenta 125kgs.
  • d- estacas grande extra para fixar as cordas ao solo.
  • e- martelinho de borracha: parece frescura, mas evita entortar as estacas de bobeira, além de não correr risco de se machucar quando empurrar com o pé para fincar. Não é imprescindível, mas ajuda.

Prendendo sua lona com tiras de borracha ou elástico pode ser um truque bacana, já que com o vento a borracha ou elástico esticam e mais dificilmente se rompem, se comparado com cordas normais.

Já vimos campistas usando grandes varas de ferro/outro material para erguer a lona, mas ainda não sabemos onde conseguir algo similar.  Da pra improvisar com bambu mesmo.

6) cuidado com a parte elétrica: sua extensão tem que ficar longe da água! Já vi alguns campistas usarem uma caixa plástica com um furo de cada lado para passar os fios e deixar a tomada dentro. Uma grande extensão sem emendas vale a pena (temos uma de 30mts que o TON fez) mas é chato de transportar pelo tamanho e peso.

7) Para proteger suprimentos e artigos pessoais é legal ter caixas de plástico (leia review aqui!).

8) se você tiver que sair na chuva, o primeiro pensamento sempre é de se agasalhar ao máximo para se proteger. O melhor é justamente o contrário, a não ser que você tenha roupas impermeáveis. Quanto menos roupa usar para sair na chuva, menos roupa você gasta e molha, e a roupa molhada vai te deixar mais gelado por mais tempo, além da dificuldade em secar num dia frio e chuvoso. Uma blusa impermeável é sempre legal ter, para esses momentos. Você pode encontrar a partir de 90 reais da marca Nautika, ou por 60 reais na Decathlon, da marca Quechua. (Preços de Jan/2017)

Toalhas de microfibra são legais porque funcionam bem, são compactas e secam rápido.

9) como se entreter no camping chuvoso:

  • a- levar baralho e jogos de tabuleiro pode ser uma grande sacada, especialmente se estiver em grupo!
  • b- comidinhas divertidas, como pipoca, marshmallow na fogueira (se você conseguir acender uma!) vão ajudar a passar o tempo.

É isso, pessoal!

Se tiverem mais alguma dica legal de como acampar na chuva, postem aqui embaixo!

Bjs,

Dani